5º Prêmio Objeto Brasileiro
14 de dezembro de 2016
A CASA museu do objeto brasileiro organiza a quinta edição do Prêmio Objeto Brasileiro, que vai destacar e premiar o melhor da produção artesanal contemporânea no Brasil.
Mais do que um abrangente concurso organizado por uma instituição pioneira e atuante na promoção do design e da produção artesanal contemporânea, o Prêmio é um acontecimento bienal e permanente que mobiliza e estimula recursos criativos, troca de ideias e novos contatos.
Os objetos e projetos premiados integraram uma exposição que será inaugurada em dezembro de 2016, data da entrega dos prêmios.
Com a realização deste projeto, a instituição colabora para a criação de condições favoráveis ao desenvolvimento de um processo autossustentável nas comunidades de artesãos e proporciona ao designer novas possibilidades de criar produtos através do contato com a diversidade cultural brasileira e com diferentes contextos sociais e econômicos.
E com muita honra, a Yankatu foi premiada em 2º lugar com o banco e prateleira Memórias:
local
Museu A CASA, SP – Brasil
coleção memórias, POR YANKATU
Da coleção Memórias, as peças têm seu tecido feito em tear manual com os fios de algodão tingidos naturalmente desbota mais facilmente, o que não é considerado um defeito e sim a forma dele contar sua própria história.
O tear manual é executado pela artesã Maria Auxiliadora, da tecelagem Santa Edwiges, e o tingimento é resultado do trabalho da artesã Maria Santa, ambas fazem parte do grupo amaria.muzambinho.
Com muita simplicidade, paciência, coragem, força e determinação Mayumi Ito retornou do Japão e resolveu dedicar-se de corpo e alma a um trabalho de RESGATE e VALORIZAÇÃO, não só da tradição artesanal que encontrou em Muzambinho, cidade ao sul de Minas Gerais, mas também – e principalmente – da vida de tantas artesãos maravilhosos que já não viam mais razão para continuar dedicando-se a esse tipo de trabalho.