Design Sampa
30 de novembro de 2018 à 28 de fevereiro de 2019
Até o dia 28 de fevereiro de 2019, A CASA museu do objeto brasileiro apresenta a exposição com os vencedores e participantes do 6º Prêmio Objeto Brasileiro que, desde 2008, premia o melhor da produção artesanal contemporânea e do design brasileiros.
Mais do que um abrangente concurso organizado por uma instituição pioneira e atuante no setor, o Prêmio é um acontecimento bienal e permanente que mobiliza e estimula recursos criativos, a troca de ideias e novos contatos. Dividido nas categorias Autoral, Coletiva e Socioambiental, os ganhadores recebem uma bonificação e participam da exposição comemorativa, auxiliando na divulgação de novos e consagrados artesãos, designers, cooperativas ou comunidades de artesanato.
“Somos um país com uma riqueza cultural e criativa imensa que tem se mostrado em todas as edições do Prêmio. Todos os anos, temos a felicidade de obter inscrições de objetos produzidos a partir dos mais diversos materiais”, afirma Renata Mellão, diretora geral da instituição.
local
Museu A CASA, SP – Brasil
Neste ano foram mais de 200 inscritos, dos quais 27 foram selecionados para compor a exposição. O júri formado por Giorgio Giorgi, Ricardo Gomes Lima e Simone Quintas teve a chance de analisar os objetos, avaliando aspectos importantes como qualidade técnica, beleza, viabilidade de comercialização, criatividade, entre outros.
LUMINáRIAS NI, POR YANKATU
Da coleção Registros do Tempo, inspiradas nos jardins, na poesia e na alma doce da Deuzani, artesã do Vale do Jequitinhonha. Essas peças resumem bem o propósito da Yankatu: lançar luz sobre os artesãos brasileiros.
As tradicionais flores de cerâmica coladas em palitos de madeira tornam-se luminárias através de uma nova maneira de vê-las, aumentando suas proporções e profundidade. O núcleo da flor, feito de madeira maciça e resina, abriga uma lâmpada desenvolvida exclusivamente para a Yankatu, pela Zolt. A luz indireta gerada ilumina a graciosa pintura tradicional.