Material Origins
07 de dezembro de 2020
“Acredito que toda obra de arte ou design, especialmente design colecionável, deve mostrar uma emoção; deve ter uma abordagem animista forte. Precisamos sentir a narrativa por trás da criação.”
Waldick Jatobá, curador de “MATERIAL ORIGINS”
Refletindo sobre a cena do design colecionável brasileiro contemporâneo, “MATERIAL ORIGINS” destaca o retorno de designers estabelecidos e emergentes ao foco no processo criativo e na exploração de materiais.
Com sua experiência íntima do mundo do design, o curador e agitador cultural Waldick Jatobá traz seu olhar curatorial para esta última seleção, apresentando designers que têm coragem de experimentar e peças que mostram pluralidade, liberdade e emoção em sua criação. Conforme descrito por em sua declaração curatorial, “[esta] nova onda de criadores não se impressiona com as tendências ou uma vanguarda efêmera. Em vez disso, eles se voltam para os princípios básicos do processo criativo de Lina Bo Bardi: a origem, a essência das coisas e sua verdade mais pura e profunda.”
A cena do design contemporâneo no Brasil se desenvolveu para ligar o passado, o presente e o futuro – apresentando uma forte tradição de design com raízes na história colonial portuguesa do país e adaptada através do uso de materiais indígenas e práticas artesanais. No centro desse intercâmbio cultural, uma identidade brasileira inata se reflete no uso de estética modernista e madeiras locais, e no desenvolvimento de designs lúdicos e inovadores.
A funcionalidade é fundamental, levando em consideração as necessidades do usuário na vanguarda dos processos criativos de muitos designers. As preocupações mais recentes com o esgotamento de recursos e a perda contínua das florestas tropicais brasileiras inspiraram designers a recorrer a materiais alternativos, experimentando opções mais sustentáveis, como cerâmica, papelão e madeira reutilizados.
“MATERIAL ORIGINS” inclui peças criadas a partir de vidro soprado delicado; cerâmica texturizada e lã; pedra-sabão lisa; e madeira recuperada. Cada peça fala sobre o senso de engenhosidade e autenticidade presente nas práticas dos fabricantes de hoje.
O acervo conta com trabalhos da designer ALVA, Carol Gay, Estúdio Camarotti, Eurico Humano, Estúdio Giácomo Tomazzi, Ines Schertel, Instituto Campana, Julia Krantz, Luiza Caldari, Monica Giannella, Murilo Weitz e Maria Fernanda Paes de Barros da YANKATU.
Mais informações em Adorno.