SP-Arte 2021
12 de junho de 2021
“Com o projeto e a obra “Passagem”, Maria Fernanda Paes de Barros oferece ao publico da SP-Arte anos de reflexão. É uma obra que se enquadra perfeitamente no século XXI. Ela não poderia ter sido vista ou compreendida antes. Derivada da Land art, talvez sociológica, seu conceito nos faz olhar para o passar do tempo, mas também para a herança indígena.
Por meio das obras expostas ela convida você a trilhar seu caminho, percebendo a metamorfose dos seus passos. Como uma guia, ela te leva a transpor barreiras, a olhar por diferentes ângulos, a admirar o que por vezes passou desapercebido, e, quando você se dá conta, está fazendo essa “passagem” com ela.
Um mergulho na arte indígena pura, presente na esteira do Armário Oca e no banco zoomorfo da obra “Onde Quero Deixar Meu Reflexo?”. Uma interlocução de vidas e tradições traduzidas em peças únicas carregadas de significado. Dos anos a frente da Yankatu, até os seus primeiros passos firmes, Maria Fernanda se entrega agora completamente à arte e desnuda sua alma. A exposição é em si a “Passagem”.
“Não há, nem pode haver, na verdade, barreiras ao mundo encantado das formas; não há filas para se entrar no seu recinto, que não é de ninguém, que é comum a todos os homens indistintamente. Feliz a humanidade quando todos, sem inibições e iniciados, puderem entrar no seu campo mágico! A iniciação está ao alcance de todos, disse o grande crítico de arte Mário Pedrosa. Essa “passagem” é promissora. Nasce uma artista, esperemos que este trabalho seja o primeiro de uma longa série onde ela continuará a abraçar o universo sem ideias preconcebidas.”
Marc Pottier, curador
Durante o SP–Arte Viewing Room, aconteceu também o Gallery Week: atividades paralelas virtuais e presenciais a serem realizadas dentro e no entorno das galerias de arte de São Paulo, de forma a apoiar sua retomada gradual. A ação acontece dos dias 08 a 12 de junho, e é realizada em parceria com a ABACT e patrocínio do Iguatemi.
Maria Fernanda Paes de Barros participou de forma virtual com a exposição Passagem, para qual o curador Marc Pottier selecionou diversas obras. Além da exposição vale destacar também o evento abaixo que fez parte da programação oficial da SP-Arte Viewing Room 2021.
Confira os vídeos do talk Passagem, arte contemporânea e introspecção indígena e da esposição Passagem abaixo: