Créateurs Design Awards

O Créateurs Design Awards é um programa de premiação peer to peer que tem a intenção de destacar trabalhos extraordinários no campo de design de interiores, design de produto e arquitetura, celebrando as pessoas que impulsionam essa visão.

Sua missão é reconhecer e defender a excelência na indústria do design para preservar a integridade do design e inspirar as gerações futuras.

Os membros votantes do Créateurs Design Awards estão entre um grupo distinto de líderes de design e membros da imprensa internacional. Mais de 200 profissionais de 32 países diferentes receberam o status de membro oficial.

A associação é apenas por convite e em 2021 tive o privilégio de ser convidada com as seguintes palavras: “Nossa organização acredita que seu trabalho e visão impactaram e impulsionaram a indústria do design, e estamos honrados em estender este convite para se tornar um membro.”

Local: Shangri-lá Hotel, Paris

Data: 27 de março de 2022

Coleção Xingu – indicada ao prêmio “Best Design Collection”

A coleção Xingu foi uma das finalistas ao Créateurs Design Awards na categoria Melhor Design de Coleção ao lado de grandes nomes do design mundial.

Uma emoção imensa ter o reconhecimento de um trabalho feito com extrema dedicação. Ela nasceu do meu encontro com a aldeia Kaupüna, no Xingu, e foi construída ao longo do ano de 2020 quando a pandemia tomou o mundo de surpresa

Não era possível retornar à aldeia, mas eu não me permiti desistir. Com a ajuda do querido Kulikyrda Stive Mehinako, artista e um dos representantes da comunidade, mesmo sem acesso à internet na aldeia, a troca de saberes foi intensa, a valorização das tradições do povo Mehinako amplificada e a relação de respeito e admiração se tornou maior a cada dia.

Estive em Paris e levei comigo toda a aldeia, ela foi representada não apenas nas peças da coleção, mas na voz e imagem de seu povo por meio de um vídeo que foi transmitido durante a cerimônia para o mundo.

Esse é o grande propósito: jogar luz nas tradições culturais indígenas e abrir espaço para que suas vozes sejam ouvidas e seu povo seja cada vez mais respeitado e admirado.

Os fios de algodão usados nas peças da coleção foram tingidos pela Maibe Marocollo, com cascas e folhas das árvores colhidas por Kulikyrda no entorno da aldeia, criando assim uma nova cartela de cores e resgatando todo o potencial do território.

A cerimônia de premiação do Créateurs Design Awards foi emocionante. Sentada em uma sala do Shangri-lá Hotel em Paris vi meu trabalho e meu nome saltarem na tela ao lado de projetos de tirar o fôlego e profissionais cuja visão movem o mundo e inspiram gerações.

Mais emocionante que isso foi ver o vídeo que pedi para o Kulikyrda Mehinalo gravar lá na aldeia Kaupuna ser apresentado para todos que ali estavam e os que acompanhavam de diversos lugares do mundo. No vídeo as mulheres da aldeia falam de seu trabalho, da dificuldade para executá-lo e da sua importância para a manutenção da tradição de seu povo. Ao final uma mensagem muito importante: valorizar e respeitar as tradições dos povos originários.

Eu sinto que a coleção Xingu cumpriu sua missão! Ela emocionou as pessoas, ela contou as histórias que a inspiraram, ela abriu espaço para que os povos indígenas tenham maior visibilidade e espaço de voz, ela mostrou que o design verdadeiramente brasileiro que valoriza e respeita suas raízes tem espaço no mercado internacional.

Obrigada Créateurs por ampliar a visão do mundo para o que o design, a arquitetura e a arte são capazes de fazer, que vai muito além da estética e pode transformar o mundo.

Obrigada Meredith Xavier e Yuri Xavier por idealizarem um prêmio como este e amplificarem o impacto de trabalhos e pessoas que contribuem para um mundo melhor.

<