FRUTEIRA TRADIÇÕES, 2019
Inspirada no gênero de música e dança de roda que nasceu no Pará e que mistura elementos portugueses e africanos, Maria Fernanda apresenta na série Carimbó, peças que mesclam técnicas vindas de três diferentes regiões e que já estiveram presentes em sua jornada profissional, em coleções anteriores.
Nesta linha, a designer homenageia essas atividades por meio de novas leituras fazendo uma fusão do que aprendeu e experimentou durante suas imersões pelo Brasil.
“Há tantos artesãos espalhados pelo país, por que não somá-los? Trocar informações, contar histórias, dividir conhecimento, entender que somos todos iguais, independentemente de cor, gênero ou crença é essencial para um enriquecimento cultural e da própria sociedade.”
A palha tingida naturalmente tem características únicas que nunca se repetem. Devido a esse processo, as cores desbotam mais facilmente do que as industriais, isso não é considerado um defeito, e sim uma maneira de contar sua própria história. No momento do pedido, você deve verificar quais opções estão disponíveis.
O tingimento da palha é feito por artesãos da comunidade ribeirinha de Urucureá, que também trançam as palhas criando gravuras tradicionais da região do rio Arapiuns.
Cores se misturam, novos desenhos são formados, movimentos rítmicos, tudo é leve e gratuito, e emana uma energia de quem vive o momento por completo. Observo e aprendo, imerso em uma vida real, contagiosa.
As mãos guiam as saias, os corpos giram e eu fico lá, absorvida. Tudo está conectado, como extensões invisíveis que reverberam muito longe. Estou na roda de dança do Carimbó. Eu também estou embaixo da mangueira perto do rio. As mãos torcem a palha na mesma cadência, produzem sons, giram rapidamente, geram sorrisos, vibram alegria, repetem a leveza e a liberdade da dança.
Existem tantas histórias e vidas conectadas através de pequenos pontos, coincidências, acaso, encontros. Eu também contribuo, unindo conhecimento ancestral e atual, reinventando a tradição.
A trança, o tricô, o barro moldado pelas mãos. A palha, o cobre. Meus sonhos. Vidas distantes se conectam e se conhecem, agora são um único movimento que continua girando, lembrando-nos que a todo momento o destino muda, mas nossas boas emoções sempre devem ser mantidas.
MATERIAIS
Cerâmica. madeira maciça cabreúva parda e palha de tucumã com tingimento natural
MEDIDAS
45 1/4 or 41 3/8 x 11 3/4 x 15 3/4 in
105 or 115 x 30 x 40 cm
PROVENIÊNCIA
Palha de tucumã colhida e tingida por artesãos da comunidade de Urucureá, Pará – Brasil
Cerâmica moldada e pintada por Deuzani Gomes dos Santos, Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha, MG – Brasil
EXPOSIÇÕES
2020 | Exposição Empreendedorismo Social – Identidade e Saber Local | World Intellectual Property Organization | Genebra – Suíça
2019 | Exposição Carimbó | Galeria Yankatu | São Paulo, SP – Brasil