LUMINÁRIA MATRIZ, 2018
A estrutura principal que sustenta a luminária Matriz é feita em latão e foi inspirada nas pinturas do teto da Igreja Matriz de Santo Antônio, feitas no decorrer do século XVIII em Tiradentes, Minas Gerais. Dela pendem pompons feitos em papel crepom que escondem lâmpadas de LED suaves e caem como uma chuva delicada através de fios revestidos com tramas de crochê.
Esta peça reúne o trabalho de dois artesãos de Tiradentes. D. Lilia Fonseca, que executa todos os detalhes em crepom, e Wagner Trindade, responsável pelos trabalhos em latão.
Tanto o papel quanto o latão são materiais delicados que mostram a passagem do tempo, o que não é considerado um defeito e sim uma forma da luminária contar sua própria história.
Artesãos, o ouro que aflora pelas mãos.
Há uma imensa riqueza armazenada em todos os artesãos deste país, apenas precisamos nos livrar dos estereótipos e aprender a ver. As peças da coleção são inspiradas em cinco artesãos de Tiradentes (MG) e seus diferentes conhecimentos. Através deles, apresento meu olhar sobre o trabalho de cada um. Há armários, mesas, espelhos e luminárias com a alma de cada artesão e a minha também.
Os artesãos são nossa riqueza, nossas raízes, nossa cultura. Entalhes, esculturas, bordados e afins emergem de suas mãos, de seus corações, respeito e sensibilidade. Uma honra para mim que eles me permitam entrar em seus mundos e trazê-los para o meu. A Coleção Artesãos é uma homenagem a eles, responsáveis por transmitir grande parte de nossas tradições.
MATERIAIS
Latão, fio de algodão e papel crepom
Lâmpadas – 96 Led
Bivolt 110v-220v
Potência: 4,5w
Temperatura da luz: 3000k
MEDIDAS
65 x Ø 19 3/4 in
165 x Ø 50 cm
PROCEDÊNCIA
Papel crepom por D. Lilia Fonseca
Latão por Wagner Trindade, ambos de Tiradentes, MG – Brasil
Crochê por Aparecida Galego, se São Paulo, SP – Brasil
EXPOSIÇÕES
2019 | Artesãos, o ouro que aflora pelas mãos | Galeria Yankatu | São Paulo, SP – Brasil
2018 | Artesãos, o ouro que aflora pelas mãos | Tiradentes, MG – Brasil
2018 | Exposição MADE | Pavilhão da Bienal | São Paulo, SP – Brasil
EDIÇÃO
Peça única.