DW MÉXICO, 2022

Visão e Tradição é um programa de residência que promove o trabalho colaborativo entre artesãos e criadores com espírito de aprendizado e troca mútua. Desde 2015, a residência dá vida às peças que sintetizam o melhor conhecimento e tradição artesanal aliadas à inovação e à visão do projeto contemporâneo. Anteriormente contava com uma participação não passada dois estados de Chiapas, Jalisco, Puebla, Estado do México, Cidade do México, Guerrero, Yucatán e Oaxaca.

Esta edição é possível graças à co-curadoria do AD HOC, à colaboração com o Centro Cultural Brasil-México, à co-curadoria com a equipe de Nina Coimbra, Natasha Scholbach, Victor Leite e Dimitri Lociks, ao apoio do Museu Nacional de Antropologia e a Solidariedade Arte e Cultura Grupo Salinas.

 

Local: Toluca, México

Data: 12 de outubro a 5 de novembro de 2022

 

Brasil e México são países com culturas de características próprias, especificidades e formadas por muitas identidades, culturas e povos. Com diferenças marcantes entre si, também se aproximam em muitos aspectos, seja no histórico de luta e resistência, na resiliência e criatividade da população ou na extraordinária capacidade de fabulação e acesso à potência do novo, sem perder o alicerce de sua ancestralidade. Essas semelhanças e separações foram experimentadas in loco pelos designers Maria Fernanda Paes de Barros, Nina Coimbra, Rodrigo Ambrosio e Sergio J.Matos, brasileiros convidados para integrar o projeto “Visión y Tradición”, da Design Week México.

A partir de uma imersão com artesãos mexicanos, o quarteto criou obras originais que capturam o encontro desses dois universos culturais e puderam ser vistas de 12 de outubro a 5 de novembro, no Museu Nacional de Antropología, na Cidade do México.

Criado para promover o intercâmbio artístico e sensível entre designers de várias partes do mundo e artesãos mexicanos, o Visión y Tradición convida anualmente um país para participar da imersão. Já participaram Cuba, Rússia, Estados Unidos, Alemanha, entre outros e, pela primeira vez, o Brasil integra a iniciativa. Com apoio do Centro Cultural BrasilMéxico, os designers Maria Fernanda Paes de Barros, Rodrigo Ambrosio, Sergio J.Matos e Nina Coimbra (que também assina a cocuradoria do projeto, junto a Natasha Scholbach, Victor Leite e Dimitri Lociks) foram até a cidade Metepec, Toluca, no estado do México.

Durante o período de trocas de experiências e de trabalho, o quarteto desenvolveu trabalhos originais junto a artesãos do local. Cada um foi designado para um mestre local e nenhum deles escolheu seus companheiros. Os resultados desses encontros, porém, não poderiam ter sido mais frutíferos. 

Para Maria Fernanda Paes de Barros, a convivência com o artesão Sergio Hernandéz proporcionou o contato com uma trajetória singular e fascinante. O mexicano se dedica desde cedo ao trabalho com papel picado, técnica que aprendeu com o pai. A dupla desenvolveu uma luminária pendente feita de papel de seda picado, compensado de bétula folheado em cedro com borda descoberta e fita led que respeita a maneira tradicional de uso desta tradição.

A criação foi batizada de “Caminho da Alma/Camino Del Alma”. A peça foi inspirada em Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada, e na história do México ancestral e atual. O tom prateado do papel faz referência à verdadeira riqueza do povo mexicano, que permanece viva nos saberes dos artesãos, e o movimento sinuoso da peça remete à serpente. 

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“Mergulhar nas tradições mexicanas foi intenso, tanto pelo curto espaço de tempo que tivemos quanto pela profundidade do mergulho. Sergio já viajou o mundo compartilhando seus conhecimentos sobre a técnica mexicana do papel picado. Nós entendemos a vida como uma passagem e acreditamos que compartilharmos o que sabemos é a melhor maneira de contribuirmos com ela”, ressaltou Maria Fernanda.

PEÇA APRESENTADA: CAMINO DEL ALMA

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