BANDEJA ROCOCÓ, 2019

Mais uma vez busquei valorizar o trabalho maravilhoso do artesão Rondinelly Santos, especializado em arte sacra, que mora na cidade histórica de Tiradentes, MG. Depois que ele fez a madeira parecer acolchoada com seu entalhe nas gavetas da Cômoda Rococó, propus a ele mostrarmos a delicadeza que ele alcança quando deixa que o formão vaze a madeira e permita-nos enxergar além.

As volutas abriram espaços para o espelho e o latão, estruturados em uma base em madeira maciça, criando uma peça que, apesar de ser uma bandeja, não necessariamente precisaria ter uma função.

Essa história começou quando conheci Nelinho, mais precisamente Rondinelly Santos, um excelente entalhador que vive em Tiradentes, uma cidade histórica do início do século XVIII, localizada em Minas Gerais, Brasil.

Fui recebida com um tímido sorriso e um olhar doce e fiquei encantada desde o início com a simplicidade e paixão com a qual Neliinho descrevia seu artesanato, com movimentos firmes, arabescos que não pareciam ter início ou fim. Assistindo-o trabalhar foi como embarcar numa jornada através do tempo, para o período colonial do Brasil, quando o Rococó, vindo da Europa, trouxe mais luz, leveza e a ideia da alegria de viver.

Aprendi na escola que durante a colonização do Brasil praticamente todo ouro encontrado na região de Minas Gerais foi extraído e levado daqui para o enriquecimento da Coroa Portuguesa. Para mim, a história é diferente, nosso verdadeiro ouro continua aqui, latente, brilhante, nós só precisamos vê-lo. E isso emerge através das mãos dos artesãos que insistem em não deixar que isso acabe.

Artesãos, ouro que aflora pelas mãos.

Há uma imensa riqueza armazenada em todos os artesãos do Brasil, precisamos nos livrar dos estereótipos e aprender a enxergá-los. Os artesãos são nossa riqueza, nossas raízes, nossa cultura. Entalhes, esculturas, bordados e afins emergem de suas mãos, de seus corações, com respeito e sensibilidade. Uma honra para mim que eles me permitam entrar em seus mundos e trazê-los para o meu. A Coleção Artesãos é uma homenagem a eles, responsáveis ​​por transmitir grande parte de nossas tradições.

As peças desta coleção são inspiradas em cinco artesãos de Tiradentes (MG) e seus diferentes conhecimentos. Através deles, apresento meu olhar sobre o trabalho de cada um. Há armários, mesas, espelhos e luminárias com a alma de cada artesão e a minha também

 

MATERIAIS

Espelho ou latão e madeira cedro rosa maciça

 

MEDIDAS

1″ 3/8 x 11″ 3/4 x 16″ 7/8 in
3.5 x 30 x 43 cm

 

ARTESÃO E TÉCNICA

Entalhe realizado por Rondinelly Santos, Tiradentes, MG – Brasil

 

EXPOSIÇÕES

2019 | Artesãos, ouro que aflora pelas mãos | Galeria Yankatu | São Paulo, SP – Brasil

 

EDIÇÃO

Peça única

<