BANCO TEMPO, 2017
Feito em madeira cabreúva maciça, este banco é inspirado no banco da D. Vitalina, mestra-artesã do Vale do Jequitinhonha, que na época que conheci estava com 106 anos.
Seu assento recebe incrustação de singelas peças de cerâmica, como numa marchetaria, representando a força e delicadeza desta pessoa tão especial.
O processo de produção da cerâmica tradicional do Vale do Jequitinhonha é 100% manual, desde a extração e preparação da argila até a modelagem e pintura das peças com tintas pigmentadas por diferentes tipos de argila e pedras encontradas na região, criando características únicas que não se repetem. Tudo feito pelas mãos da artesã Deuzani Gomes dos Santos e suas filhas Marcilene e Gil, em Coqueiro Campo, uma pequena comunidade no interior de Minas Gerais.
Coincidência, destino ou acaso… Não sei dizer, só sei que mais uma vez me vi em Minas Gerais, recebida com alegria sincera, abraço apertado e sorriso no olhar.
Chegar ao Vale do Jequitinhonha é como mergulhar em parte da nossa história, uma história que mudou muitas vidas e influenciou outras tantas.
Lugar de mulheres de força, determinação e coragem. Mulheres que colocam no barro suas almas e através dele descrevem suas vidas e acolhem seus sonhos, expressando toda delicadeza e suavidade que têm dentro de si. Mulheres que moldando o barro aprenderam a respeitar o tempo, sem no entanto deixá-lo passar, a aceitar as adversidades, sem se acomodar, e hoje plantam seus jardins pelo mundo, reescrevendo seus destinos.
Foi lá, no Vale do Jequitinhonha, um lugar tão cheio de passado, de histórias e tradições, que eu enchi minha alma de futuro e aprendi a viver com o tempo. O tempo onde o antigo e o novo se confundem, se fundem, transformam-se um no outro e passam a fazer parte das nossas memórias.
PROCEDÊNCIA
Cerâmica por Deuzani Gomes dos Santos, de Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha, MG – Brasil
Pintura por Marcilene e Gil, de Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha, MG – Brasil
MATERIAIS
Madeira cabreúva maciça, cerâmica e pigmentos naturais
MEDIDAS
16 1/2 x 19 3/4 x 5 7/8 in
42 x 50 x 15 cm
PROCEDÊNCIA
Cerâmica por Deuzani Gomes dos Santos, de Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha, MG – Brasil
Pintura por Marcilene e Gil, de Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha, MG – Brasil
EXPOSIÇÕES
2017 | Exposição Moldar Mudar | Museu A CASA | São Paulo, SP – Brasil
2017 | Exposição MADE | Pavilhão da Bienal | São Paulo, SP – Brasil
EDIÇÃO
3 peças + prova do artista
Dona Vitalina e seu banco: