ESPELHO JANELAS, 2018

Feita em latão, esta peça recebe nas estruturas laterais bordados feitos com fios de dourados sobre cambraia de linho JRJ e acabamento em ponto ajour, lembrando as janelas da cidade de Tiradentes. Lá as janelas têm nesse detalhe uma forma de sutilmente disfarçar o interior das casas, dando-lhes privacidade ao mesmo tempo que permitem a passagem da luz. Na parte central o espelho lapidado bronze dá o caráter funcional à peça.

Os bordados de D. Maria Conceição de Paula usam fios em tons de ouro com diferentes texturas que dão vida aos desenhos sinuosos criados por Rondinelly Santos, acostumados aos motivos característicos do período colonial brasileiro. Ambos vivem em Tiradentes, uma cidade histórica no interior de Minas Gerais.

Esta peça é parte da coleção Artesãos, ouro que aflora pelas mãos.

Há uma imensa riqueza armazenada em todos os artesãos do Brasil, precisamos nos livrar dos estereótipos e aprender a enxergá-los. Os artesãos são nossa riqueza, nossas raízes, nossa cultura. Entalhes, esculturas, bordados e afins emergem de suas mãos, de seus corações, com respeito e sensibilidade. Uma honra para mim que eles me permitam entrar em seus mundos e trazê-los para o meu. A Coleção Artesãos é uma homenagem a eles, responsáveis ​​por transmitir grande parte de nossas tradições.

As peças desta coleção são inspiradas em cinco artesãos de Tiradentes (MG) e seus diferentes conhecimentos. Através deles, apresento meu olhar sobre o trabalho de cada um. Há armários, mesas, espelhos e luminárias com a alma de cada artesão e a minha também.

MATERIAIS

Latão maciço, cambraia de linho e espelho

 

MEDIDAS

9 5/8 x 24 1/4 x 1/4 in
24.5 x 61.5 x 0.5 cm

 

PROCEDÊNCIA

Bordado de D. Maria Conceição de Paula e desenho criado por Rondinelly Santos, ambos de Tiradentes, MG – Brasil

 

EXPOSIÇÕES

2019 | Artesãos, ouro que aflora pelas mãos | Galeria Yankatu | São Paulo, SP – Brasil

2018 | Artesãos, ouro que aflora pelas mãos | Tiradentes, MG – Brasil

2018 l Exposição MADE l São Paulo, SP – Brasil

 

EDIÇÃO

Peça única.

<