A mesa posta com pães de queijo, broas e pudins, o aroma de café passado na hora, o som das conversas alegres, as mãos hábeis que bordavam desenhos coloridos sobre os tecidos brancos, foi assim que conheci D. Maria Conceição de Paula, a D. Maria, que coordena, com sua fala doce, um grupo de mulheres bordadeiras – as Artistas do Bairro.

donamaria-conceicao-de-paula-artesaos-tiradentes-minas-yankatu-(3)


Seu jeito sereno esconde uma mulher organizada e forte, que não têm medo do desconhecido, enfrenta o que a vida lhe traz com coragem, determinação e fé. Ela cuida da igreja do bairro onde mora e mantém em sua casa um oratório todo decorado sempre pronto para acolher suas orações.

Durante a primeira Semana Criativa de Tiradentes em 2017 foi incrível vê-la substituir o tecido, base de seus bordados até então, pela pedra sabão, com um sorriso no rosto e os olhinhos brilhando: “Não via a hora de chegar em casa para experimentar! Sabe que eu gostei de bordar a pedra?”

Foi nessa empolgação, nesse prazer com as novas descobertas e nessa vontade de se lançar no novo, que fez minha imaginação voar livre e voltar trazendo para ela um vidro com mais de um metro de comprimento, cheio de furos preparados para receber seu bordado. Pois é, ela nem imaginava ela naquele dia que eu lhe pediria para ir ainda mais longe e bordar um vidro quase do seu tamanho.

Quando lhe contei minha ideia, o que ouvi foi: “Eu adoro um desafio!”

E assim passamos algumas horas estudando fios e pontos, mas o mais gostoso foi vê-la tomar as rédeas do bordado nas mãos, testar pontos e fios no vidro, até por fim ficar satisfeita e me dizer qual seria a melhor opção. Em menos de uma semana o vidro estava pronto, bordado com o mesmo cuidado que ela coloca em tudo o que faz, ou melhor, que ela dedica à vida. E assim nasce o Móvel Brocado, que faz parte da Coleção Artesãos, lançada em Junho na MADE 2018.