LIXEIRA KULÁ, 2021
Feitas em chapas de plástico reciclado, as primeiras unidades das lixeiras KULÁ foram adornadas pela arte Mehinaku, gerando impacto social, visual e sensorial, trazendo significados importantes para o momento atual e demonstrando que tradição e contemporaneidade podem e devem caminhar juntas.
Nas lixeiras KULÁ os tradicionais colares indígenas feitos com miçangas tiveram suas proporções e materiais revistos para se adequarem a necessidade de permanecerem no tempo e em contato direto com o público, mas a maneira das mulheres confeccioná-los, sentadas no chão com uma bacia cheia de miçangas entre as pernas e as mãos segurando uma agulha fina e comprida, em constante movimento, foi mantida.
As miçangas coloridas tradicionalmente com 1,5 mm de espessura cederam lugar para miçangas Jablonex de 4,6 mm, produzidas na República Tcheca e reconhecidas por sua durabilidade. Os fios encerados também foram substituídos por fios de pesca reforçados, mais resistêntes às intempéries e ao descuido humano.
As lixeiras Kulá são confeccionadas a partir do reaproveitamento de sacos plásticos, embalagens e excedentes industriais, envolvendo cooperativas e recicladoras na separação e triagem do material. Elas possuem sistema de instalação de sacos de lixo por meio de aros de metal cilíndricos internos, eliminando interferências e incentivando o público a repensar o que é lixo e como deve ser descartado, em sinal de respeito com o planeta que todos nós habitamos.
As primeiras peças instaladas podem ser vistas no Parque Linear Bruno Covas, num projeto com curadoria de Marc Pottier para a Farah Service. A cada nova localização o projeto visa viabilizar o trabalho com os diferentes povos indígenas em seu entorno, ampliando o a visibilidade de suas culturas e tradições, contribuindo para reflexões acerca das relações entre a arte, o design, a produção artesanal, o espaço público e o patrimônio cultural indígena.
MATERIAIS
Plástico reciclado e miçangas
MEDIDAS
26.6 x Ø 13.7 in
60 x Ø 35 cm
EDIÇÃO
Edição limitada de peças únicas