luminária ni pendente, 2017
Flores feitas em cerâmica do Vale do Jequitinhonha transformadas em luminárias e canoplas, com pintura rendada inspirada nos vestidos das famosas bonecas da região. A lâmpada LED é acolhida num miolo torneado em madeira maciça. O fio que conduz a eletricidade é recoberto por fios de algodão orgânico cultivados na Paraíba por agricultores familiares. Delicadas peças de latão finalizam a peça dando suporte ao fio.
Este processo de produção da cerâmica tradicional do Vale do Jequitinhonha é 100% manual, desde a extração e preparação da argila até a modelagem e pintura das peças com tintas pigmentadas por diferentes tipos de argila e pedras encontradas na região, criando características únicas que não se repetem. Tudo feito pelas mãos da artesã Deuzani Gomes dos Santos e suas filhas Marcilene e Gil, em Coqueiro Campo, uma pequena comunidade em Minas Gerais.
O fio que conduz a eletricidade é coberto por fios de algodão orgânico cultivados na Paraíba por pequenos agricultores. O interruptor e plug são envoltos em madeira. Partes de bronze delicados fornecidos pela Casa Costillas finaliza a luminária.
Coleção Registros do Tempo
Coincidência, destino ou acaso… Não sei dizer, só sei que mais uma vez me vi em Minas Gerais, recebida com alegria sincera, abraço apertado e sorriso no olhar.
Chegar ao Vale do Jequitinhonha é como mergulhar em parte da nossa história, uma história que mudou muitas vidas e influenciou outras tantas.
Lugar de mulheres de força, determinação e coragem. Mulheres que colocam no barro suas almas e através dele descrevem suas vidas e acolhem seus sonhos, expressando toda delicadeza e suavidade que têm dentro de si. Mulheres que moldando o barro aprenderam a respeitar o tempo, sem no entanto deixá-lo passar, a aceitar as adversidades, sem se acomodar, e hoje plantam seus jardins pelo mundo, reescrevendo seus destinos.
Foi lá, no Vale do Jequitinhonha, um lugar tão cheio de passado, de histórias e tradições, que eu enchi minha alma de futuro e aprendi a viver com o tempo. O tempo onde o antigo e o novo se confundem, se fundem, transformam-se um no outro e passam a fazer parte das nossas memórias.
MATERIAIS
Madeira e cerâmica
Lâmpada – led – temperatura branca quente
Bivolt 110v-220v
Potência: 1.2 W
Vida útil: 30,000h
Comprimento do fio: 1.80m
MEDIDAS
9 7/8 x Ø 9 7/8 in
25 x Ø 25 cm
PROCEDÊNCIA
Cerâmica por Deuzani Gomes dos Santos, de Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha, MG – Brasil
Pintura por Marcilene e Gil, de Coqueiro Campo, Vale do Jequitinhonha, MG – Brasil
Algodão orgânico por pequenos agricultores de Campina Grande, PB – Brasil
EXPOSIÇÕES
2018 | Unknown Territories | Galeria Usagi | Brooklyn, NY – EUA
2017 | Exposição Moldar Mudar | Museu A CASA | São Paulo, SP – Brasil
2017 | Exposição MADE | Pavilhão da Bienal | São Paulo, SP – Brasil
EDIÇÃO
Edição limitada – 20 peças + prova do artista