Design para Vida

“Nosso objetivo é melhorar a condição humana através do design e, tornar possível a ideia de um mundo melhor para as pessoas”. É assim que o designer Anderson Falcão, idealizador do projeto Design para Vida, o apresenta. 

Conheci Anderson quando, a convite da ADP, participei de um talk sobre Business Design aplicado ao Setor Social, no IED, em São Paulo. Ouvi-lo falar sobre o Design para Vida emociona. Sua iniciativa visa somar forças, unindo profissionais e estudantes de diversas áreas para juntos pensarem, refletirem, despertarem a consciência e mostrarem que é possível melhorarmos, que olhar para o outro faz bem para o mundo, que podemos unir conhecimento e que estas ações somadas se reverterão em benefícios para todos.

Para mim foi simplesmente impossível recusar seu convite para participar da conferência que será realizada em Salvador durante a Semana Design Salvador, que aliás é outra ideia sua, que leva o design a capital baiana com sua enorme riqueza cultural.

É para lá que eu embarco esta semana, levando comigo algumas peças da coleção Alma-Raiz, mas principalmente a vontade de ver, ouvir, aprender, trocar e somar. Por incrível que pareça eu ainda não tive o prazer de conhecer Salvador, estou ansiosa para chegar lá, conhecer seu povo, mergulhar na sua história, me encantar com sua beleza e alegria e me encontrar como parte de tudo isso. Pedi ao Anderson algumas dicas, ele ficou listando coisas interessantes por bons minutos e tenho certeza que ainda deve ter esquecido de algumas! Rsrsrsrsrs

A magia da nossa terra me fascina, essa mistura de culturas e sonhos, de pessoas de todas as cores e gêneros unidas por uma alegria de viver que brota na alma quando damos nosso primeiro suspiro, que transparece no olhar quando vemos a grandiosidade dos nossos rios, praias, florestas, cerrados e afins.

Desenvolvimento e transdisciplinaridade será o tema abordado, colocando em pauta a importância de nos vermos como um todo e não em partes, como eternos aprendizes da vida, sempre em busca de conhecimento, reforçando que é preciso estarmos sempre abertos pois não existem verdades absolutas, e que mesmo na realidade mais dura sempre é possível plantarmos sorrisos de esperança.

Design com Alma + Design para Vida , vamos ver onde isso irá nos levar! Conto para vocês quando voltar 🙂Enquanto isso se vocês quiserem vivenciar um pouco do meu trabalho à frente da Yankatu tem um vídeo novo no site 😉 Ah, e me contem se gostaram, tá? Afinal é sempre bom ouvir o que o outro tem a dizer, né?!

Com carinho,
Maria Fernanda Paes de Barros