BANCO PALAFITAS, 2019

Artesanato é cultura.
Ele nasce carregado de significados, de porquês.
Ele reflete parte da nossa história.
Ele vive em sintonia com a natureza ao seu redor.
Ele traduz sentimentos e emoções.

Através de um olhar cuidadoso, cheio de respeito e admiração, cada dia entendo um pouco mais sobre esse universo fascinante e os artistas incríveis que o traduzem através das mãos.

A coleção ALMA-RAIZ nasce desse meu mergulho cada vez mais profundo na identidade brasileira.

A palha de tucumã, uma palmeira típica da Floresta Amazônica, recebe tingimento natural com pigmentos também encontrados na região como caapiranga, margarataia, crajiru, jenipapo e urucum. Ancestralidade indígena que atravessa gerações e hoje flui graciosamente pelas mãos dos artesãos de Urucureá, que trançam a palha às margens do rio Arapiuns, no Pará.

Bancos e mesas, como tambores que ressoam nossa história, perpetuam o que pulsa nossa terra. Feitos em madeira Cabreúva parda e palha de tucumã, eles transbordam as cores da floresta Amazônica

A palha tingida naturalmente tem características únicas que nunca se repetem. Devido a esse processo, as cores desbotam mais facilmente do que as industriais, isso não é considerado um defeito, e sim uma maneira de contar sua própria história. No momento do pedido, você deve verificar quais opções estão disponíveis.

O tingimento da palha é feito por artesãos da comunidade ribeirinha de Urucureá, que também trançam as palhas criando gravuras tradicionais da região do rio Arapiuns.

MATERIAIS

Madeira maciça cabreúva e palha de tucumã

MEDIDAS

18.1 x Ø 17.7 in
46 x Ø 45 cm

PROVENIÊNCIA

Palha de tucumã colhida, tingida e trançada por artesãos da comunidade Urucureá. PA – Brasil

EXPOSIÇÕES

2019 | Exposição MADE | São Paulo, SP – Brasil

<