CHAPELARIA JARDIM, 2016
Feito em madeira freijó maciça, suas portas recebem uma tela tramada com fios de cobre com aplicação de flores de crochê feitas com fios de algodão tingidos naturalmente com frutos colhidos no pomar da artesã, no sul de Minas Gerais.
Os fios de algodão tingidos naturalmente têm características únicas que não se repetem. Devido a esse processo as cores desbotam com mais facilidade, nunca um defeito e sim uma forma de contar sua própria história.
O tingimento dos fios é feito pela artesã Maria Santa e o delicado crochet é o resultado do trabalho primoroso da artesã Cláudia Pinheiro.
Coleção Jardim
No interior de Minas, envolta por novelos de cores e texturas variadas, sentindo o aroma do chá feito com especiarias e flores colhidos no jardim, saboreando compotas de frutas caseiras e pães feitos na hora, tentava aprender a crochetar. O olhar passeava pela casa antiga, com seu pé direito alto, suas paredes amarelas e suas portas azuis, mas foi na janela que ele se fixou. Era primavera e o jardim estava repleto de flores que invadiam a casa enchendo-a de alegria.
De repente minhas mãos começaram a rabiscar o que meu coração sentia, a vontade de, de alguma, forma trazer este jardim para mais perto de mim. Linha após linha foi surgindo o desenho que mesclava a madeira e as flores de crochê.
Fui envolvida pelo momento mágico, ouvindo as histórias contadas pela artesã sobre como havia se encantado com a região e resolvera morar lá, apesar de ficar longe dos filhos. Não há distância quando amamos.
A vida passa rápido, é preciso que ela faça sentido, é preciso que façamos o que nos faz bem e nos deixa felizes, pois só assim poderemos passar isso adiante.
MATERIAIS
Madeira maciça freijó e fios de algodão com tingimento natural
MEDIDAS
70 7/8 x 28 3/4 x 9 1/2 in
180 x 73 x 24 cm
PROVENIÊNCIA
Flores de crochê por Claudia Pinheiro, Muzambinho, MG – Brasil
Fios de algodão com tingimento natural por Maria Santa, Muzambinho, MG – Brasil
EXPOSIÇÕES
2017 | Exposição Entrelaçãos | Galeria Acierno | São Paulo, SP – Brasil
2016 | Exposição MADE | Pavilhão da Bienal | São Paulo, SP – Brasil
EDIÇÃO
Peça única