mesa de cabeceira jardim, 2016
A peça é feita de madeira maciça Freijó e decorada com flores de croché feitas à mão usando fios de algodão em três cores diferentes. Cada composição de flores de croché é única e não poderia ser repetida.
Os fios são naturalmente coloridos usando frutos do pomar artesanal no interior de Minas Gerais, Brasil, assim como o trabalho do croché.
Atenta a todos os detalhes, a designer Maria Fernanda Paes de Barros decidiu cobrir as dobradiças com madeira, criando uma unidade visual. Inteiramente feita de madeira maciça, a lâmina é feita também em madeira, mas existe a opção de a encomendar com lâminas invisíveis.
Como todas as peças produzidas pelo Yankatu, é acompanhado pela sua alma, um “Certificado de Autenticidade” na forma de um pequeno livro que conta a inspiração que lhe deu origem e deixa páginas em branco para que a sua história possa continuar a ser contada por aqueles que a adquirem, transformando-a em algo mais, que não muda com a moda, que não passa com o tempo. Pelo contrário, passará de uma geração para outra, de mão em mão, cada vez com mais histórias para contar, cada vez incorporando as vidas por ela partilhadas.
A madeira vem da natureza, cada uma é única, com seus veios, nós e tons. Por ser um material natural que sofre com a mudança climática, por isso podem surgir fissuras e mudanças de cor ao longo do tempo. A madeira também pode deformar-se por vezes devido a uma grande variação na humidade relativa do ar. Pelo contrário, isto não são defeitos, tudo isto é considerado normal.
MATERIAIS
Madeira maciça freijó e fios de algodão com tingimento natural
MEDIDAS
23.3 x 26 x 18.1 in
59 x 66 x 46 cm
PROVENIÊNCIA
Flores de crochê por Claudia Pinheiro, Muzambinho, MG – Brasil
Fios de algodão com tingimento natural por Maria Santa, Muzambinho, MG – Brasil
EDIÇÃO
Edição limitada de 16 peças