CARIMBÓ E VIAGEM PARA ALDEIA KAUPUNA

O carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena com influências da cultura negra e portuguesa, o que ficou muito claro quando a Cecília começou a demonstrar através da dança cada uma dessas características. O nome “carimbó” faz referência ao tambor feito o tronco de uma árvore que já nasce oca, conhecido como Curimbó, palavra da língua tupi, onde “Curi” significa pau e “mbó” refere-se a oco ou furado, cuja tradução literal é pau oco que produz som.

A exposição estará na galeria até o dia 20 de dezembro, para quem puder, vale a pena conferir de perto as novas peças inspiradas no movimento das saias, na leveza e liberdade da dança, nas tradições populares e nas histórias do nosso povo.

Outra novidade é que quando você receber esta carta eu já estarei vivendo outra aventura, afinal, parar pra que, né?! Desta vez estarei na Kaupüna, no Xingu, junto com o Stive Mehinako e sua família. Recebi dele um convite inesperado e irrecusável, conhecer de perto suas tradições, aprender sobre sua forma de vida, suas artes, rituais e significados. Nas palavras dele:

“Você é convidada da aldeia, você vem pela amizade”!!!!

Imaginem só como eu estou emocionada com tudo isso! Tenho certeza que retornarei com a mala repleta de trabalhos maravilhosos e a alma preenchida pela força e beleza desse povo que tem tanto a nos ensinar.

Conto tudo para vocês na volta, com direito à cafezinho e bolo de fubá para quem quiser me visitar na galeria.

Um abraço e até logo mais!

cartas de uma viajante-8-1

Com carinho,
Maria Fernanda Paes de Barros